trabalhos

Sou pesquisadora e bibliotecária formada pela Universidade de São Paulo (2012). Como bibliotecária, atuei por 5 anos e meio em biblioteca jurídica, pública e universitária, possuindo conhecimentos sólidos e específicos em toda a rotina de biblioteca.

Além disso, nos últimos 5 anos pude utilizar minhas habilidades como pesquisadora, realizando trabalhos pontuais para empresas como: SESC São Paulo, Movile, Espaço Conhecimento, Avangi Cultural e Estúdio Madalena.

Atualmente atuo como consultora em pesquisa e serviços editoriais e nos últimos 2 anos tenho me dedicado a aprender mais sobre UX, voltando meu foco para trabalhar com pesquisa em Arquitetura da Informação.

LinkedIn: br.linkedin.com/in/andreaoliveiraalves

Habilidades e Conhecimentos

UX
– Pesquisa do usuário e pesquisa aprofundada de conteúdo; Revisão de metadados e definição de regras para navegação; Análise crítica de metadados de conteúdo e especificações;
– SEO: Google AdWords (básico); Compreensão e utilização de métricas para realização de cruzamento de dados;
– Criação de Protótipos: análise de Card Sorting, Paper prototype e Axure (básico);
– Desenvolvimento de Taxonomia através do estudo de tesauros e elaboração de tags para indexação;
– Criação, atualização, gestão e curadoria de conteúdo de sites; Gestão de serviço hospedagem de sites;
– Edição de imagens e editoração: GIMP, Photoshop, Illustrator, InDesign;

Biblioteca
– Administração de biblioteca: coordenação, seleção e treinamento de equipe; elaboração de relatórios, resumo e atas;
– Atendimento ao usuário: incentivo à leitura e visitas monitoradas;
– Desenvolvimento de coleção: aquisição de material bibliográfico, seleção de livros, periódicos e outros materiais audiovisuais;
– Processamento técnico: classificação (CDD), catalogação (AACR2) e indexação de material bibliográfico; Elaboração de resumos, alimentação e saneamento da base;
– Controle bibliográfico: empréstimos, devoluções e multas; Utilização dos softwares: Alexandria, InformaWeb, Pergamum, Sophia.
– Avaliação do MEC: preparação de biblioteca universitária para atendimento de comissões avaliadoras do Ministério da Educação.

Pesquisa
– Assistência à pesquisa e coleta de dados para pesquisa acadêmica;
– Pesquisa e indexação de imagens e vídeos;
– Clipping de Diários Oficiais e jornais diários;
– Digitalização, organização e normatização de documentos digitais;
– Organização de acervos físico e digital em acervos bibliográficos e audiovisuais;
– Conversão de digitalização de imagens em texto através da utilização de software (ABBY Reader, Adobe Acrobat e Reader) para reconhecimento óptico de caracteres (OCR);

Produção de Eventos
– Seleção e contratação de artistas e de projetos para programação cultural;
– Acompanhamento e agendamento de atividades;
– Controle orçamentário e elaboração de relatórios;
– Elaboração de projetos e textos de divulgação para os eventos;
– Interface institucional com contratos, cobrança de prazos e divulgação;
– Banca de avaliação de projetos;

Outras Habilidades
– Inglês fluente. Leitura em espanhol e italiano.
– WordPress, Google Drive, OneDrive, Dropbox;
– Manutenção básica de computadores – hardware e software.